Novos Simuladores da Segurança Social: Descubra os Seus Direitos
A Segurança Social apresenta simuladores que ajudam os cidadãos a calcular o apoio que podem receber, seja no abono de família ou no subsídio de doença.

A Segurança Social lançou recentemente uma série de simuladores que visam facilitar a consulta sobre os valores a receber por cidadãos relacionados ao abono de família e subsídio de doença.
“Estes simuladores permitem uma estimativa do montante a ser concedido, com base nos dados inseridos pelo utilizador”, informou a Segurança Social na sua newsletter de agosto.
De acordo com a Segurança Social, “os simuladores, através de cálculos automáticos, proporcionam uma compreensão antecipada dos direitos e ajudam no planeamento de futuras necessidades financeiras”.
É possível iniciar a simulação diretamente na seção dedicada aos simuladores ou a partir de uma simulação geral que leva a um caso específico.
“Esta iniciativa representa um avanço na transparência e na disponibilização de informação útil, aumentando a confiança dos cidadãos na Segurança Social”, acrescentou o organismo, revelando que em breve serão lançados simuladores para Parentalidade e Desemprego.
Simulador de Abono de Família:
Este simulador fornece uma estimativa do valor que pode ser atribuído no âmbito do Abono de Família para Crianças e Jovens.
Simulador de Doença:
Este instrumento permite calcular o montante provável de apoio a receber por doença.
Importante notar que “se reside, trabalha ou trabalhou fora do país, os resultados podem não ser totalmente precisos para a sua situação”. Além disso, “as prestações mostradas se referem apenas à pessoa que está a realizar a simulação e seus dependentes. Outros membros do agregado familiar devem efetuar as suas próprias simulações para apurar os subsídios a que têm direito, como o subsídio de desemprego”.
Simulador de Apoios e Subsídios:
A Segurança Social já tem um simulador que permite ao cidadão identificar quais os apoios sociais que pode eventualmente solicitar. “Esta nova ferramenta digital visa simplificar o acesso à informação sobre as prestações sociais disponíveis”, afirmou o Instituto da Segurança Social (ISS).
O simulador “funciona de forma intuitiva, permitindo ao cidadão, de maneira simples e ágil, descobrir quais as prestações sociais às quais poderá ter direito, tendo em conta os dados inseridos, sem que os resultados sejam vinculativos”, destacou o ISS.