Economia

Montenegro antecipa novo superavit nas contas públicas até ao fim do ano

O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, expressou confiança no regresso de um superavit orçamental, citando um desempenho positivo da economia e promessas de alívio fiscal.

14/08/2025 22:55
Montenegro antecipa novo superavit nas contas públicas até ao fim do ano

O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, manifestou hoje a sua convicção de que Portugal alcançará um novo superavit orçamental até ao final do ano. Durante um discurso na Festa do Pontal, no Calçadão da Quarteira, no Algarve, Montenegro destacou que a economia nacional está a apresentar um "bom desempenho", o que poderá surpreender "muitos pessimistas".

"Tenho a certeza de que iremos terminar o ano com um superavit nas contas públicas. Seremos capazes de afirmar que, ao longo do ano, reduzimos o IRS, aumentámos o complemento solidário para os mais velhos e oferecemos um suplemento extraordinário aos pensionistas até 1.567,50 euros, tudo isto enquanto cumprimos as metas de equilíbrio orçamental", declarou Montenegro.

O Primeiro-Ministro sublinhou que o Governo pretende alcançar este superavit ao mesmo tempo que avança com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), além de se dedicar à construção de habitações e à reabilitação de centros de saúde e escolas. "Estamos a agir com equilíbrio e responsabilidade", sublinhou, reiterando que, apesar dos desafios internacionais, a economia portuguesa continua a prosperar e irá desmentir as previsões negativas.

#SuperavitPortugal #EconomiaForte #FuturoResponsável