Novas Criações de Dino D'Santiago e Marco Martins Anunciadas no Theatro Circo
O Theatro Circo, em Braga, revela a ópera "Adilson" de Dino D'Santiago e a peça "Um inimigo do povo" de Marco Martins, com várias atividades programadas até ao final do ano.

O Theatro Circo em Braga está a preparar-se para receber até ao final do ano duas novas produções: a ópera "Adilson", criada pelo músico Dino D'Santiago, e a peça "Um inimigo do povo", sob a direção de Marco Martins. Esta informação foi divulgada hoje pela instituição através de um comunicado.
A ópera "Adilson" conta com a dramaturgia de Rui Catalão e a direção musical de Martim Sousa Tavares. Este trabalho insere-se no ciclo "Paraíso", que visa celebrar os 50 anos das independências dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) durante o mês de setembro, parte da programação do Theatro Circo para os últimos quatro meses de 2023.
O ciclo "Paraíso", que teve a sua primeira edição em abril de 2023, almeja criar um espaço de intercâmbio através de performances ao vivo, assim como conversas e debates que abordam questões relacionadas com a negritude na música urbana nacional. As festividades ocorrem nos dias 18, 19 e 20 de setembro, realçando as expressões artísticas afrodescendentes.
No dia inaugural, 18 de setembro, será exibido o documentário "Independência", do realizador angolano Mário Bastos. A 19 de setembro, a livraria Centésima Página promove uma conversa sobre as lutas pós-independência, enquanto o Theatro Circo acolhe a apresentação da ópera de D'Santiago.
O ciclo termina a 20 de setembro com uma visita guiada por Chisoka Simões, que irá explorar vestígios coloniais em Braga, e uma apresentação do artista plástico Ruben Zacarias sobre o património dos PALOP na Biblioteca Pública de Braga. Também haverá concertos da Banda Monte Cara e de Fidju Kitxora, um músico em ascensão no panorama musical.
Além destes eventos, a programação do Theatro Circo inclui a estreia da peça "Um inimigo do povo" no dia 13 de dezembro, abordando conflitos sociais recentes, e a apresentação de "Búzio", uma auto-ficção da dramaturga Ana Baptista a 31 de outubro.
O ciclo "Contraponto" também estará presente, celebrando o compositor Terry Riley e outras atuações de renome nos próximos meses.
Para as famílias, o festival "Curtinhas" terá lugar entre 26 e 30 de setembro, prometendo peças e oficinas interativas.
A programação detalhada para os últimos meses de 2023 pode ser consultada no site oficial do Theatro Circo.