Mundo

Netanyahu reafirma continuidade da ofensiva em Gaza após anúncio de libertação de refém

há 1 dia

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, revelou que a operação militar em Gaza irá persistir, mesmo com a notícia da futura libertação do refém Edan Alexander pelo Hamas.

Netanyahu reafirma continuidade da ofensiva em Gaza após anúncio de libertação de refém

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, confirmou hoje que a ofensiva militar na Faixa de Gaza continuará, apesar do anúncio do Hamas sobre a libertação do refém israelo-norte-americano, Edan Alexander, cuja data ainda não foi especificada.

De acordo com informações divulgadas pelo gabinete de Netanyahu, os Estados Unidos comunicaram a Israel a intenção do Hamas em libertar Edan, e que negociações subsequentes deverão ocorrer para a libertação dos restantes reféns.

“A nossa política estabelece que as negociações terão lugar sob incessante pressão militar, mantendo o compromisso de alcançar todos os objetivos estabelecidos na guerra”, afirmou a mesma fonte.

A família de Edan Alexander já recebeu informação do Hamas sobre a próxima libertação, prevista “para os próximos dias”, segundo um comunicado emitido pelo Fórum das Famílias dos Reféns.

O comunicado refere que “a família confirma ter sido notificada do anúncio do Hamas e que mantém contacto contínuo com o governo dos EUA sobre a libertação de Edan, sublinhando que nenhum refém deve ser esquecido”.

Em meio a negociações com representantes norte-americanos sobre um cessar-fogo na região, o Hamas anunciou a intenção de libertar Edan Alexander, que se encontra em cativeiro desde o ataque realizado pelas milícias do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023.

Edan Alexander, com apenas 21 anos, é actualmente o único refém de nacionalidade norte-americana que permanece detido na Faixa de Gaza. Ele foi sequestrado enquanto servia numa unidade militar de elite nas proximidades do sul de Israel.

Tags:
#GazaEmConflito #LibertaçãoReféns #IsraelHamas