A obra 'Batalha para Sobreviver a um Coração Partido', criada em 2013 no Brooklyn, será leiloada com fundos destinados à Associação Americana do Coração, em memória de um pai que faleceu de ataque cardíaco.
Um mural emblemático do artista Banksy, intitulado 'Batalha para Sobreviver a um Coração Partido', será leiloado em Nova Iorque a partir de 21 de maio na casa de leilões Guernsey's. Criada em 2013 numa parede de um armazém no bairro do Brooklyn, a venda dos direitos da obra destina-se à Associação Americana do Coração em homenagem a Vassilios Georgiadis, pai da proprietária do mural, que faleceu há quatro anos devido a um ataque cardíaco.
Pese embora o armazém onde a obra original estava exposta ter sido demolido, a família Georgiadis conseguiu preservar a peça, que tem cerca de quatro toneladas e 1,80 metros de altura. Maria Georgiadis, uma das herdeiras, partilhou o significado especial que esta obra tem para a família: “O meu pai adorava esta arte e era uma pessoa cheia de amor. O mural simboliza o amor que todos temos e como, muitas vezes, abafamos as feridas com um simples penso rápido”, explicou ao jornal The Standard.
O professor de história da arte Ulrich Blanche, da Universidade de Heidelberg, elogiou a qualidade da peça e a escolha humilde de Banksy ao colocá-la numa área menos conhecida da cidade. “Banksy tinha uma intenção clara: levar as pessoas a explorar partes de Nova Iorque que talvez nunca tivessem visitado. A sua arte cativa e provoca reflexão”, concluiu o especialista.