Mundo

Modi adverte Paquistão sobre retaliações em caso de ataques futuros

Em discurso no 78º aniversário da independência da Índia, Narendra Modi alerta o Paquistão para repercussões severas perante novos ataques, após intensos confrontos em Caxemira.

há 1 hora
Modi adverte Paquistão sobre retaliações em caso de ataques futuros

No contexto das celebrações do 78º aniversário da independência indiana, que ocorreu sob o domínio colonial britânico, o primeiro-ministro Narendra Modi fez hoje declarações provocadoras dirigidas ao Paquistão. A partir do histórico Forte Vermelho em Nova Deli, Modi enfatizou que a Índia não suportará “chantagem nuclear”, estabelecendo assim um “novo normal” na abordagem às ameaças, que não fará distinção entre terroristas e seus apoiantes.

As suas palavras surgem em resposta a uma escalada de tensões nos últimos meses, à medida que a Índia e o Paquistão estiveram envolvidos em confrontos violentos que se alargaram por quatro dias, os piores em várias décadas, resultando em 26 mortes em um ataque em Caxemira, uma região sob controlo indiano. Nova Deli atribui a culpabilidade a militants apoiados pelo Paquistão, o qual nega qualquer envolvimento.

Os combates quase deflagraram um conflito armado entre as duas nações, envolvendo bombardeamentos aéreos que causaram inúmeras fatalidades de ambos os lados, até que um cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos foi estabelecido em maio. Modi reafirmou ainda a suspensão do Tratado das Águas do Indo, acusando Islamabad de explorar recursos hídricos em detrimento dos agricultores indianos, que enfrentam escassez. O Paquistão, por sua vez, alertou que qualquer desvio de água poderá ser considerado um “ato de guerra”.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro também endereçou a questão das tarifas agrícolas, afirmando que a Índia não comprometerá os seus interesses no setor agrícola, optando por não abrir o mercado a determinados produtos. Além disso, Modi anunciou uma "missão demográfica" com o intuito de combater a imigração ilegal, algo que o seu partido, o nacionalista hindu Bharatiya Janata Party, considera uma ameaça à segurança nacional.

#ConflitoIndoPak #ModiNaFrente #SegurançaNacional