País

Médico de Neurologia dos Açores condenado por abusos sexuais

há 14 horas

José Lopes, ex-diretor do Serviço de Neurologia de Ponta Delgada, foi sentenciado a cinco anos e meio de prisão por abuso sexual de três utentes.

Médico de Neurologia dos Açores condenado por abusos sexuais

José Lopes, que se destacou como diretor do Serviço de Neurologia do hospital de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, foi condenado a uma pena de cinco anos e meio de prisão por abusos sexuais sobre utentes, revelou a RTP Açores.

Além da pena de prisão, o médico, de 68 anos, ficará impossibilitado de exercer a medicina durante uma década, tendo sido também ordenado a pagar uma indemnização total de 10 mil euros às vítimas, sendo 2.500 euros para duas delas e 5 mil euros para outra.

Os crimes ocorreram entre 2021 e 2023, afetando três mulheres. O tribunal sublinhou que Lopes agiu de forma "argilosa" e distribuiu os seus atos com um "objetivo claro de abuso sexual".

A juíza responsável pelo processo enfatizou que o médico se aproveitou da relação de confiança estabelecida com as utentes, tendo demonstrado uma preocupante falta de "auto-censura" e "empatia" ao longo do julgamento.

Tags:
#JustiçaParaTodos #AbusoInadmissível #SaúdeSegura