Marinhais altera horário do fogo de artifício em resposta a alerta governamental
Para contornar as restrições anunciadas pelo Governo, a organização das festas de Marinhais decidiu antecipar o fogo de artifício, agendando-o para as 23h30.

A organização das festas de Marinhais, localizada em Salvaterra de Magos, no distrito de Santarém, fez uma alteração no cronograma do fogo de artifício, antecipando o lançamento para as 23h30. Esta decisão surgiu logo após o anúncio, feito por volta das 13 horas, da situação de alerta que o Governo implementou, a qual entraria em vigor à meia-noite.
O alerta inclui, entre outras medidas, a proibição da "utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos", o que comprometeria os planos da festa. Originalmente, o fogo estava agendado para as 00h30 de domingo, ou seja, meia hora após o início do alerta. Frente a essa situação, a organização optou pela antecipação para garantir que o evento não infrinja as novas normas.
Em atualização na sua página no Facebook, a organização mencionou: "Devido ao alerta vermelho emitido pelo Governo a partir da meia noite, a sessão de fogo de artifício será antecipada para as 23h30 de dia 2 de agosto".
No entanto, a mudança não foi bem recebida por todos. Nos comentários da publicação, muitos internautas manifestaram-se de forma crítica. Frases como "Noção procura-se", "chico espertismo à portuguesa" e "uma verdadeira vergonha" foram algumas das reações que ultrapassaram os 300 comentários.
O Notícias ao Minuto tentou contactar a organização das festas de Marinhais de 2025 para obter uma resposta, mas ainda não teve retorno.