País

Mãe de José Sócrates terá transferido 450 mil euros para o apoiar

José Sócrates revelou no tribunal que recebeu 450.000 euros da venda de um apartamento da sua mãe, para fazer face à falta de rendimentos após deixar o Governo.

15/07/2025 18:40
Mãe de José Sócrates terá transferido 450 mil euros para o apoiar

No quinto dia do julgamento da Operação Marquês, José Sócrates, ex-primeiro-ministro de Portugal, afirmou que em meados de 2012 a sua mãe lhe entregou 450.000 euros resultantes da venda de uma casa. Esta ajuda financeira surgiu devido à sua ausência de rendimentos desde que deixou o Governo, um ano antes.

Sócrates partilhou que, ao sair da liderança do país, recorreu a um empréstimo de 150.000 euros junto da Caixa Geral de Depósitos, com o objetivo de se mudar para Paris e poder dedicar-se a um mestrado em Teoria Política, acompanhado pelo seu filho mais velho. O montante garantiu-lhe uma subsistência durante um ano.

O antigo chefe do Governo explicou que a venda do apartamento no centro de Lisboa, realizada pela mãe em parceria com o empresário Carlos Santos Silva, alcançou 600.000 euros. Destes, 450.000 euros foram entregues ao ex-primeiro-ministro, que sublinhou que a sua mãe estava numa situação complicada, já que tinha perdido o filho mais velho e enfrentava desavenças familiares. Com emoção, José Sócrates referiu que a sua mãe herdara uma fortuna significativa na década de 1980.

Atualmente, José Sócrates é acusado de 22 crimes, três dos quais são de corrupção, relacionados com alegados recebimentos através de intermediários em benefício de diferentes grupos económicos, incluindo o Grupo Espírito Santo e o projeto Vale do Lobo.

O julgamento, que teve início em 3 de julho no Tribunal Central Criminal de Lisboa, irá continuar a 2 de setembro com mais depoimentos, enquanto os outros acusados também se defendem das acusações de ilícitos financeiros.

#JoséSócrates #OperaçãoMarquês #JustiçaEmPortugal