Economia

Lucros bancários impulsionados pela procura de crédito e juros baixos

A DBRS projeta que a procura por crédito e a descida dos juros dos depósitos fortalecerão os lucros do setor bancário em Portugal, mesmo em um cenário de taxas em queda.

14/08/2025 15:30
Lucros bancários impulsionados pela procura de crédito e juros baixos

A agência de 'rating' DBRS divulga que, no segundo trimestre, os seis principais bancos portugueses, incluindo a Caixa Geral de Depósitos, BCP, Novo Banco, Montepio Geral, BPI e Santander Totta, apresentaram lucros agregados de 1.427 milhões de euros. Estes resultados confirmam uma rentabilidade "forte", apesar da gradual diminuição das taxas de juro no mercado. A estabilidade da economia nacional, uma margem financeira estável (ainda que a declinar), o aumento das receitas por comissões e a inversão de provisões e imparidades foram fatores cruciais para este desempenho positivo.

Para os períodos seguintes, a DBRS acredita que, mesmo com a continuidade da redução das taxas de juro, os lucros do setor bancário continuarão a ser sustentados por uma procura vigorosa por empréstimos e juros dos depósitos mais baixos. A agência ressalta ainda que a melhoria nas provisões e na redução de créditos malparados reforçam a solidez dos balanços dos bancos em Portugal. Além disso, a liquidez, o financiamento e as reservas de capital mantêm-se robustos, o que é um sinal positivo para a estabilidade do setor.

#BancaForte #LucrosSustentáveis #CréditoEmAlta