Economia

Air Canada antecipa cancelamentos massivos de voos devido à greve iminente dos assistentes de bordo

A Air Canada anunciou o cancelamento de voos internacionais antes da greve dos seus assistentes de bordo, afetando cerca de 100 mil passageiros a partir de sexta-feira.

14/08/2025 17:50
Air Canada antecipa cancelamentos massivos de voos devido à greve iminente dos assistentes de bordo

A Air Canada iniciou a suspensão de centenas de voos internacionais de longa distância, antecipando a greve dos assistentes de bordo prevista para este sábado. Em uma conferência de imprensa realizada em Toronto, Mark Nasr, diretor de operações da companhia, revelou que, apesar de os cancelamentos, que hoje afetam apenas algumas dezenas de rotas, a partir de amanhã a situação se agravará com a interrupção de "aproximadamente 500 voos".

"Todos os voos serão paralisados a partir de sábado de manhã. Esta decisão visa minimizar o impacto da greve e permitir que um maior número de passageiros consiga concluir as suas viagens", explicou Christophe Hennebelle, diretor de comunicação da Air Canada.

A greve envolverá cerca de 10 mil assistentes de bordo na Air Canada, a quinta maior companhia aérea da América do Norte, que decidiram avançar com a paralisação devido à estagnação nas negociações para um novo contrato coletivo de trabalho, que já duram oito meses. As conversações têm como foco as condições laborais e os salários dos profissionais.

Os assistentes de bordo argumentam que, ao longo dos últimos 25 anos, o seu salário base subiu apenas 10%, enquanto a inflação nesse mesmo período disparou. Adicionalmente, eles não recebem pagamento por muitas das tarefas desempenhadas em terra, como o embarque e desembarque de passageiros.

#AirCanada #GreveAssistentesBordo #VoosCancelados