País

Livre ambiciona expandir representação parlamentar com o apoio dos eleitores

há 5 horas

Rui Tavares, do Livre, almeja aumentar a representação do partido nas legislativas, destacando a importância de recuperar a voz da esquerda em várias regiões.

Livre ambiciona expandir representação parlamentar com o apoio dos eleitores

O porta-voz do Livre, Rui Tavares, expressou hoje a intenção de expandir o grupo parlamentar do partido e de dar voz a distritos onde ainda não possui representantes. Durante o início da campanha para as legislativas de 18 de maio, Tavares fez questão de referir a necessidade de "muitas papoilas" nos boletins de voto, em referência ao símbolo do partido.

"O nosso objetivo é fortalecer o grupo parlamentar e levar a mensagem de uma esquerda verde europeia, algo que muitos sentem que faz falta", afirmou durante um evento no Mercado de Cascais, na Grande Lisboa. O líder do Livre sublinha que o partido não recua na defesa dos direitos dos trabalhadores e dos cidadãos, destacando a necessidade de discutir a liberdade, que, segundo ele, tem sido negligenciada por algumas alas da esquerda.

Tavares criticar que certas correntes de direita se apropriem do conceito de liberdade sem realmente valorizá-lo, alertando que isso deve ser uma prioridade da esquerda. "Acreditamos que podemos reconquistar os votos que se afastaram para a direita nas últimas eleições, se voltarmos a incluir a liberdade na nossa mensagem", referiu.

O líder do Livre também destacou a responsabilidade de uma esquerda alternativa que não se deve limitar à regulação estatal, mas que deve, sim, reinvestir na construção de infraestruturas como habitação, transportes e espaços de convívio.

Ao chamar a atenção para a simbologia da papoila, Tavares, rodeado de várias bandeiras do partido, não especificou um número exato de deputados que almeja conquistar, mas mostrou otimismo em relação ao potencial crescimento. Durante uma conversa com um florista, ele insinuou que o mês de maio, que favorece o crescimento das papoilas, poderia trazer bons resultados para o partido.

Confrontado sobre a possibilidade de o número de papoilas do Livre aumentar a 18 de maio, Tavares respondeu que o apoio já está presente em várias partes do país, atestando que o partido já faz parte da vida de muitas pessoas, elogiando a mobilização que se tem verificado.

“Vamos aguardar para ver se conseguimos tantas papoilas quanto as que nos rodeiam nesta época do ano”, concluiu.

Tags:
#Livre2023 #LiberdadeParaTodos #CrescerJuntos