Leão XIV apela à acção dos católicos contra a injustiça
O Papa Leão XIV exortou os católicos a responderem à injustiça e exclusão que muitos enfrentam, na sua mensagem para a Semana Social em Lima, que termina no sábado.

O Papa Leão XIV, actual líder da Igreja Católica, dirigiu-se aos participantes da Semana Social em Lima, destacando a necessidade de resposta por parte dos católicos às "dores provocadas pela injustiça e exclusão" que afligem muitos. Na mensagem que enviou, o pontífice norte-americano, ao mesmo tempo cidadão peruano, afirmou: "Vivemos tempos marcados por desafios económicos, políticos e culturais que exigem de nós uma actuação responsável e solidária."
O Papa Leão XIV sublinhou a importância dos santos peruanos, afirmando que "não são meras memórias de um passado glorioso, mas sim inspirações de uma convocatória divina para edificarmos um futuro mais promissor".
Salientou ainda que "toda a acção social da Igreja deve ter como essencial o testemunho do Evangelho de Cristo, equilibrando a ajuda imediata com uma visão mais ampla da nossa missão". Reforçando a ideia, disse: "Se não oferecermos a totalidade de Cristo, a nossa resposta será sempre insuficiente", encorajando a partilha tanto de "pão material como do Pão da Palavra".
"Não nos deixemos esmorecer na prática do bem, pois a colheita virá a seu tempo para aqueles que persistirem", acrescentou, transmitindo uma mensagem de esperança e resiliência.
No final da sua intervenção, o Papa expressou o desejo de que a Semana Social seja um tempo frutífero que renove e impulsione a pastoral social da Igreja peruana.