Mundo

Kamala Harris em apelo reflexivo no Dia da Independência e alvo de críticas

A antiga vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, gerou polémica com uma mensagem sombria no 4 de Julho e pela edição de uma foto que excluiu Joe Biden.

05/07/2025 09:30
Kamala Harris em apelo reflexivo no Dia da Independência e alvo de críticas

No Dia da Independência dos Estados Unidos, Kamala Harris, ex-vice-presidente do país, viu-se no centro de uma controversa após publicar uma mensagem que muitos consideraram sombria. Na sua partilha na rede social X (anteriormente Twitter), Harris declarou: "Este 4 de Julho, estou a tirar um tempo para refletir. As coisas estão difíceis. E, provavelmente, vão piorar antes de melhorar. Mas, eu amo o meu país e quando amamos algo, lutamos por isso. Juntos, iremos continuar a lutar pelos ideais da nossa nação."

A publicação estava acompanhada por uma fotografia de Harris e do seu marido, Doug Emhoff, na qual Joe Biden, o atual presidente, foi cortado da imagem. Esta omissão não passou despercebida aos internautas, com alguns a interpretarem-na como símbolo de uma desconexão política.

As reações na internet foram variadas. Link Lauren, ex-conselheiro da campanha presidencial de Robert F. Kennedy Jr, comentou que "a Kamala cortar o Joe é muito simbólico". Outras vozes expressaram também descontentamento, afirmando que "sinto-me grato por não termos acabado com uma presidente que partilha que 'as coisas vão ficar piores' no 4 de Julho".

No entanto, houve quem defendesse Harris, encorajando-a a "não parar de lutar" e especulando que o uso da palavra 'lutar' possa indicar uma intenção de se candidatar às eleições presidenciais de 2028.

É importante recordar que, nas últimas eleições, Donald Trump derrotou Joe Biden, marcando um feito histórico ao ser o primeiro presidente condenado por um crime a vencer uma eleição presidencial. Com 82 anos, Biden concluirá o seu mandato em janeiro de 2029. Enquanto isso, Trump, que ocupa agora o seu segundo mandato, é único na história política por ter cumprido dois mandatos não consecutivos.

#KamalaHarris #DiaDaIndependência #PolíticaEmFoco