País

Julgamento secreto em Aveiro de suspeito de exploração sexual de menores

há 1 semana

Um homem de 34 anos enfrenta, desde hoje, um julgamento reservado em Aveiro por persuadir jovens a enviar-lhe fotografias nuas.

Julgamento secreto em Aveiro de suspeito de exploração sexual de menores

O Tribunal de Aveiro deu início esta manhã a um julgamento à porta fechada, onde um homem de 34 anos, residente em Ovar, está a ser processado por alegadamente ter convencido pelo menos três raparigas menores a enviarem-lhe imagens em que se apresentavam nuas.

O arguido é acusado de dois crimes de pornografia de menores agravada e três de coação agravada, e o tribunal decidiu que a audiência decorresse sem a presença de público, permitindo apenas a participação de intervenientes no caso.

A acusação do Ministério Público (MP) alega que o homem criou um perfil falso na rede social Facebook, disfarçando-se como um adolescente da mesma idade das vítimas, o que lhe permitiu estabelecer contacto com elas.

Segundo a investigação, em 2019, o arguido terá contactado pelo menos três raparigas com idades entre os 15 e 16 anos, incluindo uma que tem défice cognitivo, utilizando ameaças relacionadas a fotos que alegadamente possuía para persuadi-las a enviar-lhe imagens de natureza sexual.

Além das mensagens, o arguido realizará, pelo menos, uma videochamada com uma das menores, onde exigiu que ela se despisse, tendo esta acedido e exposto-se desnudada.

Detido em agosto de 2021, foram encontrados na casa do suspeito um telemóvel e um computador com várias conversas sexualmente explícitas e imagens enviadas por menores.

O MP argumenta que as ações do homem visavam satisfazer os seus desejos sexuais, causando sérios danos ao desenvolvimento pessoal das jovens envolvidas.

Tags:
#JustiçaParaAsMeninas #ProteçãoInfantil #CrimeInaceitável