País

José Sócrates reage com indignação: "Parem de gritar!"

O ex-primeiro-ministro manifestou-se de forma exaltada à saída do tribunal durante o julgamento da Operação Marquês, acusando o Ministério Público e reclamando pela forma como os jornalistas o abordaram.

há 2 horas
José Sócrates reage com indignação: "Parem de gritar!"

Durante o intervalo para o almoço da segunda sessão do julgamento da Operação Marquês, José Sócrates, que enfrenta acusações que incluem 22 crimes - entre os quais três de corrupção, 13 de branqueamento de capitais e seis de fraude fiscal - mostrou-se visivelmente irritado com os jornalistas.

"Não precisa de gritar para que eu oiça", disse a uma repórter que tentava colocar-lhe questões sobre as declarações feitas ao longo da sessão.

Sem querer entrar em detalhes, lançou: "Já viu alguma prova do que eles afirmam?" e continuou sem dar resposta satisfatória às perguntas colocadas.

Sócrates manteve-se firme ao afirmar que "não ficou pedra sobre pedra [no julgamento]" e referiu um despacho do secretário de Estado que sustentava a posição de neutralidade do Governo, insinuando que a imprensa não estava a reportar essa informação por estar "comprometida com o sistema".

Acusou ainda o Ministério Público de nunca ter apresentado provas consistentes ao longo de uma década, afirmando que "basta insultar" para se fazer ouvir no tribunal.

#JoséSócrates #OperaçãoMarquês #JustiçaEmQuestão