País

Jornalistas da Lusa, RTP e RDP expelidos de Bissau: uma ameaça à liberdade de imprensa

As direções da Lusa, RDP e RTP condenam a expulsão dos seus profissionais da Guiné-Bissau, considerando-a uma violação grave da liberdade de expressão e dos direitos jornalísticos.

há 1 hora
Jornalistas da Lusa, RTP e RDP expelidos de Bissau: uma ameaça à liberdade de imprensa

As direções de informação da Lusa, RDP e RTP manifestaram, através de uma nota de repúdio, a sua indignação pela expulsão dos jornalistas destes órgãos da Guiné-Bissau. O governo guineense é acusado de promover uma "ação discriminatória e seletiva", silenciando os meios de comunicação e atacando, assim, a liberdade de expressão.

Esta medida foi anunciada hoje, com o governo a determinar a saída imediata das delegações da Lusa, RTP e RDP, e a suspensão das suas emissões, sem apresentar justificações claras para tal decisão.

Os diretores Luísa Meireles (Lusa), Mário Galego (RDP) e Vítor Gonçalves (RTP) sublinham que estas atitudes não apenas ferem os pilares da atividade jornalística, como também atacam os fundamentos da democracia e do estado de direito. “A expulsão dos nossos jornalistas é um atentado aos princípios fundamentais da informação”, defendem.

Na mesma nota, expressam solidariedade para com os jornalistas em Bissau e todos aqueles que lutam pelo direito à informação, exigindo que a Lusa, a Rádio e a Televisão da RTP possam continuar a exercer a sua atividade no país.

#LiberdadeDeImprensa #SolidariedadeJornalista #BissauResiste