Fama

Joaquim de Almeida recorda tempos difíceis e ascensão na Hollywood

Em entrevista ao 'Alô Portugal', Joaquim de Almeida lembra os seus anos de luta nos EUA e a paixão pela representação que o levou a grandes sucessos no cinema.

13/07/2025 18:40
Joaquim de Almeida recorda tempos difíceis e ascensão na Hollywood

Joaquim de Almeida foi o convidado da emissão desta semana do programa 'Alô Portugal', transmitido pela SIC, onde revisitou a sua notável trajetória como ator em Hollywood, pontuada por sucessos memoráveis.

Aos 68 anos, o conceituado actor português vive actualmente em Portugal, após uma longa estada de 48 anos nos Estados Unidos. Ele revelou que decidiu regressar ao seu país natal, referindo que “não fazia sentido ter uma casa em Los Angeles, tão longe, para passar apenas dois meses por ano. A realidade da indústria cinematográfica mudou e já não se filma tanto lá.”

Almeida compartilhou como despertou o seu amor pela representação durante uma viagem de comboio pela Europa na sua juventude. Em Paris, conheceu uma actriz francesa e acabou por se envolver com ela, o que o introduziu ao mundo das artes. “Fui com ela aos ensaios e, numa situação onde um actor se atrasava, pediram-me para ler. E ali percebi que poderia fazer da arte uma profissão”, recorda.

Nesse período, Joaquim teve de se desdobrar em vários trabalhos para garantir a sua subsistência. “Cheguei a ter quatro empregos, incluindo cozinheiro na Faculdade de Ciências e figurante no Teatro São Carlos, enquanto também concluía uma bolsa de estudo da Gulbenkian”, contou, com um sorriso. “Após dois anos no Conservatório Nacional, a Revolução de 1974 trouxe mudanças significativas à Cultura; o Conservatório fechou e decidi prosseguir os meus estudos no estrangeiro.”

Joaquim de Almeida partiu então para Viena, Áustria, onde ficou hospedado na casa do maestro Vitorino de Almeida. Durante este período, conheceu uma pianista húngara que necessitava de um passaporte europeu para se deslocar aos Estados Unidos devido à sua origem comunista. Assim, Joaquim casou-se com ela para facilitar a sua imigração.

“Primeiro, foquei-me em aprender inglês e, após três meses, já me sentia preparado para entrar numa escola de teatro. Fiquei lá durante quatro anos, a trabalhar como bartender e a participar em peças de teatro para juntar experiência.” Foi numa dessas produções que uma agente o notou, levando-o a audições que culminaram na sua participação em um anúncio publicitário e, posteriormente, um filme.

#JoaquimdeAlmeida #Carreiraprofissional #CinemaPortugal