Cultura

Jardim das Artes e Letras: Uma Celebração Cultural em Viseu

Durante nove dias, a Mata do Serrado em Viseu transforma-se num centro cultural com livros, cinema, música e oficinas, promovendo a arte e a cultura para todas as idades.

13/08/2025 23:50
Jardim das Artes e Letras: Uma Celebração Cultural em Viseu

A Mata do Serrado, em Viseu, acolherá a primeira edição do Jardim das Artes e Letras (JAL), um novo evento cultural que decorrerá entre 29 de agosto e 6 de setembro. Durante estes nove dias, a programação incluirá 13 atividades diárias, com perto de 100 iniciativas pontuais.

A fundadora do projeto, Sandra Oliveira, destacou que o objetivo do JAL é integrar-se harmoniosamente na beleza natural da mata, oferecendo uma experiência cultural enriquecedora. Este evento representa um investimento de 81 mil euros, com o apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes) que cobre 80% do custo, enquanto os restantes 20% são assegurados pela Câmara Municipal de Viseu.

A vereadora da Cultura, Leonor Barata, sublinhou a importância da preservação da Mata do Serrado desde que a Câmara assumiu a sua gestão em 2023, frisando que este tipo de programação é uma forma excelente de retribuir à comunidade.

Inspirado por duas obras literárias, "Grapefruit", de Yoko Ono, e "Tisanas", de Ana Hatherly, o JAL pretende revitalizar um espaço único e histórico no centro da cidade. A programação foi idealizada pela associação Pausa Possível, em conjunto com os jovens Lucas F. Oliveira e Maria Inês Demétrio.

A feira do livro, que contará com 10 estantes, oferecerá uma seleção de livros em segunda mão, proporcionando acesso à cultura a preços acessíveis. Maria Inês Demétrio destacou o caráter inovador e democrático da iniciativa.

Além disso, haverá sessões de cinema em colaboração com o Cine Clube de Viseu e a Tata Gallery, apresentando curtas-metragens especialmente selecionadas para o público jovem, mas adequadas a toda a família.

O site oficial do JAL permitirá que os interessados acessem toda a programação de forma interativa. O evento será inaugurado por Rafael Toral e encerrado por Ece Canli, com concertos durante a semana apresentando grandes guitarristas contemporâneos como Tó Trips, Norberto Lobo, Lula Pena e Filho da Mãe.

Figuras notáveis como Cláudia Cesário, Andreia Lopes e Patrícia Portela, entre outras, estarão presentes ao longo do evento, que promete ser um marco cultural em Viseu.

#CulturaViseu #JardimDasArtes #CineMúsicaLiteratura