Intensa ameaça de incêndios mantém Portugal em alerta
Grande parte do interior e do Algarve enfrenta riscos máximos de incêndio, com centenas de concelhos sob vigilância, revela o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta que mais de cem concelhos, especialmente nos distritos de Bragança e Guarda, estão em risco máximo de incêndio, com a situação a prolongar-se por vários municípios do Algarve.
Os distritos de Viseu, Vila Real, Castelo Branco e Faro também apresentam uma grande parte dos seus concelhos em alto risco. Além disso, áreas de Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Santarém e Portalegre estão igualmente sob alerta máximo.
Mais de cinquenta municípios enfrentam uma situação de risco muito elevado, abrangendo os distritos de Faro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro e Porto.
Perto de cem concelhos estão em risco elevado, principalmente no Alentejo e em diversas zonas de Faro, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo.
O IPMA ainda refere que cerca de 30 municípios situados em Lisboa, Setúbal, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro e Braga se encontram em risco moderado.
Por outro lado, apenas nove municípios ao longo do litoral norte têm um risco reduzido de incêndio, incluindo Aveiro, Espinho, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Esposende.
A avaliação de risco do IPMA contempla cinco níveis, do reduzido ao máximo, aplicado quando as condições climáticas, como calor extremo e baixa humidade, potencializam o perigo de incêndios.
Desde 2 de agosto, Portugal está sob alerta devido ao risco de incêndios rurais, tendo quem mais de 139 mil hectares de florestas ardido este ano, com a maioria dos incêndios a ocorrer nas regiões do Norte e Centro.
Além disso, o IPMA emitiu um aviso laranja para os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro, devido a temperaturas máximas perigosamente elevadas.
A previsão para o dia aponta para uma leve descida das temperaturas máximas, especialmente no litoral oeste, onde o vento poderá alcançar velocidades moderadas durante a tarde, especialmente nas zonas montanhosas.
A temperatura mínima poderá oscilar entre 14º em Viana do Castelo e 23º em Castelo Branco e Faro, enquanto as máximas poderão variar entre 22º e 41º, dependendo da região.