Inflação na Zona Euro estabiliza em 2,0% em Junho
Segundo o Eurostat, a inflação da zona euro manteve-se nos 2,0% em junho, enquanto a União Europeia registou 2,3%, refletindo uma leve aceleração nos preços.

De acordo com os dados divulgados pelo Eurostat, a taxa de inflação anual na zona euro foi fixada em 2,0% em junho, em comparação com os 1,9% que se observaram no mês anterior, maio. Em junho de 2024, o índice havia alcançado 2,5%.
No que diz respeito à União Europeia, que compreende 27 Estados-membros, a inflação subiu para 2,3%, ligeiramente acima dos 2,2% de maio, mas abaixo da taxa de 2,6% verificada em junho do ano anterior.
A inflação subjacente, que exclui os preços mais voláteis, como os de alimentos e energia, mantiveram-se inalterada na zona euro em 2,3%, um valor que é inferior aos 2,9% registados no mesmo mês do ano passado.
Entre os vários países membros, verificou-se que a inflação anual desacelerou em cinco deles, enquanto aumentou em 22.
Chipre (0,5%), França (0,9%) e Irlanda (1,6%) apresentaram as menores taxas, ao passo que a Roménia (5,8%), Estónia (5,2%), Hungria e Eslováquia (4,6% cada) destacaram-se com as mais elevadas.
No caso de Portugal, a inflação anual situada em junho foi de 2,1%, mostrando um leve contraste com os dados da zona euro.