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Indústria automóvel vê esperanças renovadas com a recuperação dos minerais raros da China

Após um período de apreensões sobre a produção, o fornecimento de minerais raros da China está a melhorar lentamente, trazendo algum alívio à indústria automóvel.

há 4 horas
Indústria automóvel vê esperanças renovadas com a recuperação dos minerais raros da China

Desde abril, o setor automóvel enfrentou sérios problemas devido à incerteza no fornecimento de minerais raros e magnetos provenientes da China, com receios de uma paralisação total da produção. Contudo, a situação parece estar a mudar para melhor.

Segundo a agência Reuters, a cadeia de fornecimento começa a reestabelecer-se, com um aumento no número de licenças emitidas, permitindo que os fornecedores europeus evitem as interrupções drásticas que antes eram esperadas. Nils Poel, diretor de assuntos de mercado da CLEPA - Associação Europeia de Fornecedores Automóveis, expressou otimismo, afirmando que não se prevê uma paragem total em julho, embora reconheça que “pode haver um impacto em algumas linhas de produção, mas por enquanto estamos a evitar isso”.

No entanto, a situação ainda não é perfeita, uma vez que a emissão de licenças para minerais críticos subiu de 25% para 60%. Existem várias licenças ainda pendentes, mas a China assegurou a aprovação do mínimo necessário para evitar interrupções significativas na produção europeia, segundo afirma um responsável europeu anónimo à Reuters. Esta mudança já contribui para salvaguardar a produção, que há algumas semanas parecia em risco.

Ademais, existem desafios adicionais. O trânsito de mercadorias que passa por países terceiros tem sido mais demorado, assim como os envios destinados aos clientes nos Estados Unidos. Joe Stupfel, diretor-executivo da Dexter Magnetic Technologies, indicou que apenas cinco das 180 licenças aguardadas foram recebidas desde abril, descrevendo a situação como um “atraso alargado”.

A CLEPA sublinha a necessidade urgente de se avançar nas negociações sobre o comércio de terras raras entre a Europa e a China.

A questão do fornecimento de minerais raros da China está intimamente ligada às tarifas impostas durante a presidência de Donald Trump. Na semana passada, foi anunciado um acordo que visa acelerar a emissão de licenças de minerais raros da China.

Dois grandes grupos automóveis europeus, Stellantis e Volkswagen, confirmaram à Reuters que as suas necessidades mais críticas estão a ser satisfeitas. Por outro lado, o diretor-executivo da Ford, Jim Farley, admitiu que diversas fábricas da marca tiveram de ser temporariamente encerradas nos EUA devido a complicações associadas à escassez de minerais e magnetos.

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