Mundo

Índia refuta críticas de Trump sobre comércio e cessar-fogo

há 3 horas

O governo indiano negou negociações comerciais com os EUA em meio ao recente conflito com o Paquistão, desmentindo as alegações do presidente Trump sobre a trégua acordada.

Índia refuta críticas de Trump sobre comércio e cessar-fogo

A Índia respondeu hoje às afirmações do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sugeriu que ameaçou suspender o comércio entre os países se não fosse alcançado um cessar-fogo no conflito com o Paquistão.

Randhir Jaiswal, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano, esclareceu numa conferência de imprensa que as conversas entre líderes indianos e norte-americanos, que ocorreram durante a 'Operação Sindoor', entre 7 e 10 de maio, focaram apenas na situação militar, sem tocar em questões comerciais.

A 'Operação Sindoor' refere-se a ataques aéreos realizados pela Índia a que alega serem instalações terroristas no Paquistão, em resposta a um atentado que vitimou 26 turistas na Caxemira indiana no dia 22 de abril. A responsabilidade pelo ataque foi atribuída a Islamabad.

O porta-voz indiano contradisse as declarações de Trump, que durante uma conferência na Casa Branca indicou que o comércio foi um fator central para a negociação da trégua entre as duas nações. "Eu disse-lhes: 'Vamos fazer muitas trocas comerciais convosco. Parem [os combates]. Se os pararem, faremos trocas. Se não os pararem, não faremos nenhuma'", afirmou Trump.

Apesar das afirmações de Trump sobre a mediação dos EUA no cessar-fogo, a Índia não reconhece o papel de Washington nos diálogos, alegando que foram os paquistaneses a iniciar os contactos que levaram à trégua, enquanto o Paquistão sustenta que a Índia foi a primeira a agir.

Recentemente, os dois países enfrentaram a escalada de conflito mais grave do século XXI, com operações aéreas e bombardeamentos, especialmente na Caxemira, resultando na morte de pelo menos 115 pessoas, incluindo os turistas, conforme relatado pela agência de notícias EFE.

Tags:
#ConflitoÍndiaPaquistão #CessarFogo #DiplomaciaInternacional