País

Incêndio em Mondim de Basto Controlado Após Intensos Esforços

O incêndio que eclodiu em Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, foi considerado dominado ao início da manhã de hoje, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

há 2 horas
Incêndio em Mondim de Basto Controlado Após Intensos Esforços

O incêndio que se iniciou no passado sábado em Mondim de Basto foi dado como controlado às 04h15 desta manhã, conforme revelou uma fonte do Comando Sub-regional do Ave à agência Lusa.

Por volta das 04h50, ainda estavam em ação 141 operacionais, acompanhados por 44 viaturas, com o objetivo de assegurar que o fogo não se reativasse, de acordo com informações disponíveis no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O incêndio foi sinalizado pelas 16h41 de sábado e faz parte de um cenário mais amplo de incêndios rurais que têm afetado o território continental português desde julho, em particular nas regiões Norte e Centro. Estes incidentes surgem num período caracterizado por temperaturas elevadas, levando à declaração do estado de alerta que se mantém em vigor até ao próximo domingo.

Os fogos florestais têm resultado em uma vítima mortal e vários feridos, embora a maioria dos casos seja de menor gravidade. Além disso, diversas habitações, tanto de primeira quanto de segunda residência, assim como explorações agrícolas e áreas florestais, foram significativamente afetadas.

Num esforço para combater a situação, Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, e está previsto que cheguem, na próxima segunda-feira, dois aviões Fire Boss para auxiliar nas operações de combate aos incêndios.

Dados provisórios indicam que, até 16 de agosto, foram consumidos 139 mil hectares de área florestal em Portugal, número que representa 17 vezes mais do que no mesmo período do ano de 2024. Alarmantemente, quase metade dessa área foi queimada em apenas dois dias ao longo desta semana.

#IncêndiosPortugal #ProteçãoCivil #MeioAmbiente