País

Incêndio em Alandroal ameaça habitações e mobiliza força de combate

O fogo em Terena, Alandroal, aproxima-se das casas, levando GNR a evacuar moradores. Um caminhão é apontado como possível causador do incêndio, que continua a ser combatido por centenas de operacionais.

08/07/2025 19:45
Incêndio em Alandroal ameaça habitações e mobiliza força de combate

Um incêndio em Terena, no município de Alandroal, Évora, está a causar grande preocupação, com as chamas a aproximarem-se de várias habitações. Joselina Paiva, a presidente da Junta de Freguesia, expressou à agência Lusa que a situação se tornou crítica, especialmente devido aos ventos fortes que intensificaram as chamas.

"O fogo já está muito perto das casas e das arrecadações que pertencem aos habitantes", destacou, mencionando que as residências em risco estão localizadas ao longo da estrada que liga Terena à aldeia das Hortinhas.

Ainda que o cenário seja alarmante, a autarca sublinhou que, até ao momento, não há registos de casas incendiadas. Muitos residentes tentaram, de forma voluntária, apagar as chamas com mangueiras, auxiliando assim os bombeiros.

Com o incêndio nas proximidades, a GNR começou a proceder à evacuação de moradores de algumas habitações como medida de precaução, embora não tenha conseguido precisar a quantidade de pessoas retiradas.

Às 19 horas, uma fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central informou que o combate às chamas mobilizava 296 operacionais, com o suporte de 96 veículos e oito meios aéreos. O alerta inicial para o incêndio foi dado às 9h22.

Além disso, uma fonte da GNR confirmou que o motorista de um camião, possivelmente responsável pelo início do incêndio, já foi identificado e constituído arguido. Ele transportava madeira quando uma peça metálica do semirreboque se soltou, fazendo faíscas ao atingir o chão e sendo apontada como a causa para os focos de incêndio que surgiram na região.

O presidente da Câmara Municipal, João Grilo, havia mencionado anteriormente que o incêndio se originou de um pneu em chamas de um camião que lançou vários focos ao longo da Estrada Nacional 255, que liga Alandroal a Reguengos de Monsaraz.

Por precaução, a circulação na EN255 entre Alandroal e Terena, assim como na Estrada Nacional 373 entre a sede do concelho e Juromenha, foi interrompida.

#IncêndioAlentejo #CombateFogo #SegurançaPopulacional