Política

Hugo Carneiro solicita transparência sobre acessos a dados de Luís Montenegro

há 6 dias

O deputado social-democrata Hugo Carneiro pediu esclarecimentos à Entidade para a Transparência sobre quem acedeu aos dados do primeiro-ministro, após críticas do PS.

Hugo Carneiro solicita transparência sobre acessos a dados de Luís Montenegro

O deputado do PSD, Hugo Carneiro, requereu ao Grupo de Trabalho do Registo de Interesses na Assembleia da República que solicitasse à Entidade para a Transparência (EpT) os registos de acesso às informações do primeiro-ministro, Luís Montenegro, ocorridos nos dias 29 e 30 de abril.

Este pedido foi feito na sequência das acusações do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, que questionou a idoneidade de Montenegro para o cargo, depois do jornal Expresso ter revelado que o primeiro-ministro apresentou uma nova declaração de interesses, que incluía novos clientes da Spinumviva.

No debate que teve lugar na quarta-feira, antes das eleições legislativas antecipadas de 18 de maio, transmitido simultaneamente por RTP, SIC e TVI, Montenegro negou ter divulgado informações, explicando que apenas respondeu a uma solicitação recebida.

Hugo Carneiro acrescentou que contactou hoje a Entidade para a Transparência, que lhe confirmou que a informação enviada anteriormente não foi tornada pública. No entanto, indicou que na Assembleia da República a informação que ele canalizou foi acessível ao público, o que poderia ter gerado a difusão da mesma, afastando assim qualquer responsabilidade sobre a divulgação de clientes não identificados.

Tags:
#TransparênciaJá #PolíticaEmFoco #AcessoÀInformação