País

Hospital Fernando Fonseca celebra marco de 12 mil angioplastias em três décadas

há 4 horas

O Hospital Fernando Fonseca, na Amadora-Sintra, atingiu a impressionante marca de mais de 12 mil angioplastias coronárias em 28 anos, destacando-se pela inovação na área da cardiologia.

Hospital Fernando Fonseca celebra marco de 12 mil angioplastias em três décadas

O Hospital Fernando Fonseca, localizado na Amadora-Sintra, anunciou ter realizado mais de 12 mil angioplastias coronárias ao longo de 28 anos, desde a sua primeira intervenção em junho de 1996.

A Unidade Local de Saúde (ULS) referiu, em comunicado, que esta instituição foi pioneira em Portugal na realização de cateterismos cardíacos com o apoio de inteligência artificial.

A angioplastia coronária, também conhecida como intervenção coronária percutânea, é um procedimento crucial para tratar obstruções nas artérias do coração, frequentemente associadas ao enfarte agudo do miocárdio. A ULS destacou que este tratamento é vital tanto para doentes com problemas cardíacos agudos, pois reduz a mortalidade, como também no caso da doença coronária crónica, uma vez que alivia sintomas e a isquemia miocárdica.

O coordenador da unidade de Cardiologia de Intervenção da ULS Amadora-Sintra salientou que a introdução da inteligência artificial no cateterismo cardíaco transformou a abordagem a várias lesões coronárias, permitindo intervenções mais seguras e eficazes, com melhores resultados para os doentes.

A unidade de Cardiologia de Intervenção opera 24 horas por dia e é reconhecida como um dos principais centros do país no tratamento de enfartes agudos do miocárdio em situações de urgência, integrando a "Via Verde" Coronária.

A ULS também sublinhou que o Hospital Fernando Fonseca foi nomeado pela Associação Portuguesa de Cardiologia de Intervenção como o "Melhor Hospital do País" no Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção, evidenciando o trabalho dedicado e a competência da sua equipa, que tem desempenhado um papel fundamental na evolução da cardiologia em Portugal.

Tags:
#CardiologiaInovadora #SaúdeEmFoco #IntervençãoPioneira