Homenagem a Jorge Costa: Um legado eterno no futebol português
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, expressou profundo pesar pela morte do emblemático futebolista Jorge Costa, destacando a sua contribuição inigualável ao desporto.

Hoje, o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, teceu uma sentida homenagem a Jorge Costa, ex-futebolista que deixou uma marca indelével no panorama desportivo nacional e internacional. Nas redes sociais, Aguiar-Branco lamentou profundamente o falecimento de Costa, sublinhando a sua vivência intensa do futebol, que foi marcada por sucessos tanto como jogador, capitão do FC Porto, como treinador e dirigente desportivo.
Jorge Costa, que faleceu aos 53 anos, era até então diretor para o futebol profissional do FC Porto. Segundo informações da fonte do Hospital de São João, onde foi assistido, Jorge sofreu uma paragem cardiorrespiratória enquanto se encontrava na sala de emergência após ter se sentido mal no centro de estágios no Olival, em Vila Nova de Gaia.
No seu tempo como jogador, representou o FC Porto em 383 partidas oficiais entre 1992 e 2005 e foi capitão durante várias temporadas, conquistando impressionantes títulos, incluindo uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças. Além disso, somou 50 internacionalizações pela seleção nacional, tendo contribuído para a vitória no Mundial de sub-20 de 1991.