Homenagem a Diogo Jota: O Paços de Ferreira revela planos emocionantes
O presidente Rui Abreu anuncia uma homenagem a Diogo Jota, falecido num trágico acidente, destacando a ligação do jogador ao clube e a sua importância na comunidade.

Paços de Ferreira vive momentos de grande tristeza pela perda trágica de Diogo Jota, um dos mais ilustres 'embaixadores' do clube, que faleceu aos 28 anos após um acidente de viação em Espanha. Diogo, avançado do Liverpool, e o seu irmão, André Silva, ex-jogador do Penafiel, estavam a caminho de Liverpool quando o seu Lamborghini Huracán despistou e se incendiou na autoestrada A52, na zona de Zamora, durante a madrugada de quinta-feira.
O acidente poderá ter sido desencadeado por um rebentamento de pneu. O percurso iniciado levava ambos a uma travessia marítima de 30 horas, aconselhada para evitar o voo após uma recente intervenção cirúrgica ao pulmão de Jota, que ocorreu após Portugal ter conquistado a Liga das Nações.
A cerimónia fúnebre para recordar Diogo e André terá lugar no sábado, na Igreja Matriz de Gondomar. As autoridades espanholas já libertaram os corpos dos jogadores, que deverão ser transportados para Portugal nas próximas horas.
Em declarações ao Desporto ao Minuto, Paulo Meneses, antigo presidente do Paços de Ferreira, relembrou as origens do jogador, que começou no clube como parte da equipa sub-19. "O Diogo era um exemplo de humildade. Em 2015/16, destacou-se com uma notável performance, sendo uma figura central na equipa. O seu caráter e ambição eram notáveis", afirmou Meneses.
Após a sua passagem pelo Paços, Diogo transferiu-se para o Atlético de Madrid, tendo jogado também no FC Porto, Wolverhampton e Liverpool. Meneses revelou a satisfação pelo facto de Diogo nunca ter mudado, mantendo-se ligado ao clube e às pessoas, evidenciando a sua essência através de gestos descontraídos, como o envio de fotos sempre que uma nova vida surgia na sua família.
O atual presidente Rui Abreu expressou o seu choque pela tragédia: "É devastador. Ambos eram exemplos de humildade, um reflexo dos valores do Paços de Ferreira. O lado humano deles sempre se destacou." Abreu revelou planos para homenagear Diogo Jota, afirmando: "Vamos adicionar o seu nome ao nosso mural e proporei que uma das bancadas leve o nome de 'Diogo Jota'." Ao encerrar, sublinhou o impacto insubstituível da sua perda.