País

Homem detido em Loulé por crimes de abuso e violência doméstica

Um homem de 38 anos foi preso pela Polícia Judiciária em Loulé, suspeito de abusar sexualmente da enteada e agredir a mulher. As vítimas denunciaram os crimes.

há 4 horas
Homem detido em Loulé por crimes de abuso e violência doméstica

No passado domingo, a Polícia Judiciária (PJ) efetuou a detenção de um homem de 38 anos, na localidade de Loulé, em virtude de suspeitas de prática de crimes associados a abusos sexuais de menores e violência doméstica.

As vítimas, que apresentaram a denúncia, são a companheira do detido, que revelou ser alvo de agressões, e a sua enteada, de apenas 13 anos.

Segundo um comunicado oficial da PJ, a investigação foi desencadeada a partir do relato feito pela mulher, acompanhada da filha, na passada sexta-feira, onde expuseram os actos de que vinham sendo alvo.

A Polícia Judiciária concluiu que, para além dos comportamentos identificados como violência doméstica, o suspeito estava igualmente implicado em atos de abuso sexual sobre a sua enteada.

As autoridades indicam que, desde 2023, período em que a família se estabeleceu no sul do país, até 2024, o homem terá executado múltiplos atos de natureza sexual com a menor, aproveitando-se da sua posição de autoridade e influências na relação com a jovem.

O detido irá ser apresentado a um interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, onde serão deliberadas as medidas de coação a aplicar.

Estatísticas do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2024 evidenciam um aumento significativo de casos de violência doméstica e abusos. O RASI é uma publicação anual do Sistema de Segurança Interna, onde se observam dados preocupantes na luta contra a violência, especialmente a dirigida a menores.

Entretanto, dados da Polícia de Segurança Pública (PSP) relatam que em 2024 houve um aumento nas detenções ligadas a violência doméstica e no número de queixas apresentadas, sinalizando uma necessária atenção a este tipo de criminalidade.

A violência doméstica é um crime público e todos têm o dever de agir. Se souber de alguma situação de violência, denuncie!

#DenuncieViolência #JustiçaParaAsVítimas #SegurançaFamiliar