Mundo

Governo cubano prioriza revitalização do sistema elétrico nacional até ao verão

há 1 hora

O primeiro-ministro Manuel Marrero anunciou a recuperação do sistema elétrico como prioridade essencial, visando mitigar os severos apagões que afetam o país.

Governo cubano prioriza revitalização do sistema elétrico nacional até ao verão

O primeiro-ministro de Cuba, Manuel Marrero, afirmou que a recuperação do sistema elétrico nacional (SEN) é a principal prioridade do Governo, com a meta de revitalizar a rede até ao verão. Esta declaração foi feita durante uma visita ao município de Gibara, onde o líder cubano exerce funções como deputado na Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP).

Marrero assegurou que os cubanos poderão observar progressos "aos poucos" resultantes dos "investimentos" de um plano nacional que, até 2031, prevê a integração de 100 parques fotovoltaicos à rede elétrica, proporcionando uma capacidade instalada de 2.000 megawatts (MW). Até agora, pelo menos cinco desses parques foram conectados ao SEN.

O primeiro-ministro também enfatizou que existe uma estratégia delineada para enfrentar os cortes de energia, que têm um impacto direto na economia e têm fomentado descontentamento entre a população. Os meses de verão, particularmente entre junho e setembro, são críticos devido à procura elevada por ar condicionado e ventiladores para combater o calor intenso da região caribenha.

Historicamente, os protestos contra o Governo, como os massivos ocorridos em julho de 2021 e agosto de 2022 em Havana e Nuevitas, coincidiram com períodos de apagões persistentes.

Os especialistas indicam que a crise energética em Cuba é resultado de um subfinanciamento estrutural deste setor, que está sob controle estatal desde a revolução de 1959. O Governo, por sua vez, atribui parte da responsabilidade às sanções económicas dos Estados Unidos.

Estima-se que o país necessite de um investimento entre 8 a 10 mil milhões de dólares (7 a 9 mil milhões de euros) para reabilitar a rede elétrica, um montante que atualmente não está disponível para o Governo cubano.

Tags:
#Cuba #EnergiaSustentável #Protestos