Mundo

Funcionários de Taiwan vetados para desfile militar em Pequim

O governo de Taiwan impôs restrições a funcionários e antigos líderes, proibindo-os de participar no desfile militar de 3 de setembro em Pequim, visando impedir a propaganda chinesa.

há 1 hora
Funcionários de Taiwan vetados para desfile militar em Pequim

O governo de Taiwan implementou uma proibição para que todos os funcionários da administração, tanto central como local, assim como ex-altos cargos das áreas de defesa, diplomacia e segurança, não possam viajar para Pequim. O objetivo é evitar que o desfile militar programado para o próximo dia 3 de setembro, em celebração do 80.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, seja utilizado pelo regime chinês como uma forma de propaganda negativa contra Taiwan.

Conforme anunciado pelo Conselho de Assuntos Continentais (MAC), qualquer violação desta proibição poderá resultar em sanções severas, incluindo multas e a suspensão de benefícios, pensões ou condecorações. Além disso, o MAC instou a população a não se envolver em qualquer forma de apoio ao evento ou ações oficiais, reforçando a necessidade de proteger a soberania de Taiwan.

A advertência se estende a partidos políticos, organizações e indivíduos que possam colaborar com os esforços de propaganda das autoridades chinesas, que também poderão enfrentar ações legais com base na Lei das Relações através do Estreito. O governo taiwanês, ao longo deste ano, tem reiterado a mensagem de que qualquer tentativa militar contra a ilha está condenada ao fracasso.

#SoberaniaTaiwan #ProtestoContraChina #TaiwanResistente