Desporto

Frederico Varandas exonerado de difamação a Pinto da Costa

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, foi hoje considerado inocente da acusação de difamação a Pinto da Costa, após mencionar o ex-dirigente como "corruptor ativo".

há 7 horas
Frederico Varandas exonerado de difamação a Pinto da Costa

O Tribunal Local Criminal de Lisboa absolveu hoje Frederico Varandas da acusação de difamação, que decorria de um incidente em 2022, quando chamou Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto, de "corruptor ativo". A decisão do tribunal baseou-se no entendimento de que Varandas exerceu o seu direito à liberdade de expressão.

Este veredicto segue-se a um outro processo que teve lugar no Porto, onde Varandas já havia sido condenado por ter chamado "bandido" a Pinto da Costa, que faleceu a 15 de fevereiro deste ano. Esse primeiro julgamento resultou em multa de 7.200 euros e uma indemnização de 5.000 euros aos herdeiros do ex-presidente do FC Porto.

Frederico Varandas, ao fazer este novo comentário em 2022, ajustou a sua expressão anterior, afirmando que "jamais alguém pretende ofender quando se diz a verdade". Durante a sua defesa, o presidente do Sporting expressou: "Se quiserem trocar a palavra, posso trocar bandido por corruptor ativo, é mais elegante."

#LiberdadeDeExpressão #JustiçaDesportiva #Esclarecimento