Desporto

Avanços na Sustentabilidade do Futebol: Primeira Reunião da Comissão da FPF

A Federação Portuguesa de Futebol promoveu a inaugural reunião da sua comissão de financiamento e controlo económico, visando o fortalecimento do futebol nacional.

15/07/2025 22:20
Avanços na Sustentabilidade do Futebol: Primeira Reunião da Comissão da FPF

A comissão não permanente dedicada ao financiamento e controlo económico da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) teve hoje a sua primeira sessão de trabalho, realizada na Cidade do Futebol em Oeiras e presidida por Joaquim Sousa Marques.

No decorrer da reunião, o presidente destacou o propósito de conhecer a situação atual e desenvolver propostas que visem a melhoria de aspetos cruciais para a sustentabilidade do desporto. “Temos um objetivo significativo: apresentar, no Congresso do Futebol que ocorrerá em janeiro de 2026, um diagnóstico aprofundado e algumas sugestões”, referiu Joaquim Sousa Marques, conforme reportado pela FPF.

A comissão conta também com a participação de Vasco Pinho e Manuel Nunes, que ocupam as funções de diretor executivo e coordenador das comissões, respetivamente, além de Vítor Calado e Frederico Fernandes.

“Queremos que diversos intervenientes do futebol contribuam para debates, permitindo a colaboração na busca de soluções. Cada parte interessada possui a sua perspectiva e é fundamental termos uma visão abrangente para direcionar as medidas que assegurem o nosso progresso e o sucesso contínuo do futebol,” explicou Sousa Marques.

Está já agendada uma nova reunião para o final de julho, durante a qual a comissão planeia integrar peritos que possam enriquecer os debates, seguindo a linha das outras comissões da FPF, criadas no âmbito de uma nova abordagem de governança sob a liderança de Pedro Proença.

O presidente da comissão sublinhou que “as discussões nas comissões visam endereçar as questões mais prementes do futebol em Portugal, contribuindo para que possamos ser mais competitivos e continuarmos a trilhar o caminho de êxitos que o nosso desporto tem alcançado.”

A FPF lançou recentemente um total de 19 comissões, sendo seis permanentes e 13 não permanentes, abarcando 65 membros e uma centena de especialistas, com o objetivo de moldar o futuro do futebol nacional. Este novo modelo de governança foi introduzido com a chegada de Pedro Proença à presidência da FPF.

As comissões permanentes são lideradas por Pedro Xavier (formação de agentes desportivos), José Carlos Oliveira (assuntos regulamentares), Domingos Paciência (futebol jovem e não profissional), Sofia Teles (futebol feminino), José Fontelas Gomes (futsal e futebol de praia) e Daniel Carriço (fair play).

No que diz respeito às comissões não permanentes, estas são comandadas por diversas personalidades como Duarte Gomes (arbitragem), Pedro Matias (infraestruturas e segurança), José Neves (associações distritais e regionais), e outros que superintendem áreas essenciais para o desenvolvimento do futebol profissional e não profissional.

#FutebolSustentável #FPFInova #DesportoPortuguês