Desporto

Frederico Varandas decide recorrer da sentença por difamação a Pinto da Costa

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, anunciou que vai apelar da condenação por difamação a Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, com uma multa total de 12.200 euros.

02/07/2025 17:55
Frederico Varandas decide recorrer da sentença por difamação a Pinto da Costa

Frederico Varandas, presidente do Sporting, confirmou hoje à Lusa a sua intenção de recorrer da condenação por difamação proferida contra ele num tribunal do Porto. A sentença, emanada pelo Tribunal do Bolhão, determina que Varandas deve pagar um total de 12.200 euros após ter qualificado o ex-presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, de "bandido" durante uma conferência de imprensa em 2020.

As declarações de Varandas foram consideradas pelo tribunal como um excesso que ultrapassou os limites da liberdade de expressão, com a intenção de denegrir a imagem de Pinto da Costa, que faleceu em fevereiro passado. A sentença prevê uma multa de 7.200 euros por difamação, assim como 5.000 euros de compensação a serem pagos aos herdeiros do antigo dirigente, por danos não patrimoniais.

A controvérsia teve início no Aeroporto Humberto Delgado, quando a equipa do Sporting se preparava para uma viagem aos Açores para um jogo contra o Santa Clara, que acabaria por vencer. Varandas justificou as suas declarações como uma resposta a comentários anteriores de Pinto da Costa, que tinha insinuado que o presidente sportinguista deveria dedicar-se à medicina, alegando que assim prestaria um grande serviço ao clube.

Ajuizado pela repetição da palavra "bandido", o tribunal sublinhou que Varandas tinha plena consciência do impacto das suas palavras na comunicação social, considerando que a intenção era evidentemente insultuosa.

#LiberdadeDeExpressão #DesportoEmLitígio #VarandasPintoDaCosta