"Fragmento de Marte vai a leilão em Nova Iorque por valor impressionante"
O maior fragmento de Marte encontrado na Terra será leiloado em Nova Iorque, com uma estimativa de vendas entre dois a quatro milhões de dólares. Uma raridade que promete atrair colecionadores e entusiastas.

Um fragmento único, conhecido como NWA 16788, será leiloado na próxima quarta-feira, dia 16 de julho, em Nova Iorque, com a Sotheby's a estimar um preço entre dois milhões de dólares (cerca de 1.710.800 euros) e quatro milhões de dólares (cerca de 3.421.600 euros).
Este pedaço de Marte, considerado o maior alguma vez encontrado na Terra, foi ejetado da superfície do planeta vermelho devido ao impacto de um asteroide. Após uma longa viagem de aproximadamente 140 milhões de milhas (cerca de 225.308.160 quilómetros), o fragmento desceu na Terra no deserto do Saara.
Peso: 24,67 quilos, e descoberto em 16 de novembro de 2023 por um caçador de meteoritos na região de Agadez, no Níger, o NWA 16788 é cerca de 70% maior do que o segundo maior fragmento já achado, representando aproximadamente 6,5% de todo o material marciano conhecido até hoje.
A Sotheby's realçou a raridade desses meteoritos, com apenas 400 reconhecidos entre mais de 77.000 meteoritos catalogados. Este fragmento mantém a sua composição física e química quase intacta, indicando que chegou à Terra há pouco tempo.
Classificado como um shergottito olivina-microgabroico, este meteorito apresenta uma textura de grão claro composta por piroxénio, maskelynite e olivina. A maskelynite, um vidro resultante do impacto de asteroides, constitui 21,2% do volume total do NWA 16788, evidenciando a força do impacto que levou à sua ejeção.
A Sotheby's também afirmou que, devido ao tipo de impacto necessário para ejetar material da superfície marciana, acredita-se que existem apenas cerca de 19 crateras ativas que poderiam ser pontos de origem para meteoritos marcianos.
Este fragmento válido para o 113.º Boletim Meteorítico foi previamente exposto na Agência Espacial Italiana em Roma e numa galeria privada em Arezzo, Toscana.