Mundo

Conflitos na Síria: Mortes entre drusos e beduínos atingem 37

A violência na cidade de Soueida, no sul da Síria, aumenta, com 37 mortos, incluindo 27 drusos. Autoridades enviam reforços para restaurar a ordem.

há 12 horas
Conflitos na Síria: Mortes entre drusos e beduínos atingem 37

O número de mortos nos recentes confrontos entre tribos beduínas e combatentes drusos em Soueida, no sul da Síria, subiu para 37, segundo informações atualizadas pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Inicialmente, o balanço reportava 18 fatalidades.

Dentre os mortos, estão 27 drusos, incluindo duas crianças, e 10 beduínos, além de cerca de 50 feridos. Estes confrontos representam um agravamento da tensão, sendo os primeiros registos de violência mortal entre estas comunidades desde os eventos de abril e maio, que resultaram em numerosas mortes e confrontos entre as forças de segurança sírias e combatentes drusos.

Relatos do site local Sweida 24 indicam trocas de tiros na zona do distrito de Maqus, a leste da cidade, o que levou ao encerramento da autoestrada que liga Damasco a Soueida. Um responsável do governo sírio, que preferiu não ser identificado, confirmou que as autoridades estão a enviar forças adicionais para a área com o intuito de minimizar as tensões.

O governador de Soueida, Moustapha al-Bakur, pediu aos cidadãos que "exibam contenção" diante da escalada de violência. A província, com uma população aproximada de 700.000 habitantes, abriga a maior comunidade drusa do país.

As rixas entre as entidades drusa e beduína são um fenómeno recorrente. Após a queda do regime do presidente Bashar al-Assad, surgiram temores sobre a segurança das minorias sob a nova ordem islamista. Os conflitos de abril e maio, marcados pela ação de forças de segurança contra drusos, reforçaram a necessidade de acordos locais para a produção de um quadro mais pacífico e inclusivo.

#ConflitoSíria #DireitosHumanos #PazNoSul