País

Filho de 12 anos alerta autoridades após tentativa de asfixia à mãe em Leiria

Em Leiria, um homem de 49 anos foi detido por violência doméstica, após o filho de 12 anos pedir socorro ao 112, enquanto o irmão mais velho tentava intervir.

há 6 horas
Filho de 12 anos alerta autoridades após tentativa de asfixia à mãe em Leiria

No passado dia 1 de julho, em Leiria, a Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem de 49 anos, suspeito de violência doméstica. O incidente foi trazido à atenção da força policial por um menor de 12 anos, que contactou o 112 por volta da 00h15.

De acordo com informações reveladas pelo Comando Distrital de Leiria, o jovem denunciou agressões entre os pais. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram o homem fora da residência, à espera das autoridades. Durante a revista, foi apreendida uma faca de cozinha que o suspeito trazia escondida no bolso das calças.

A vítima, uma mulher de 42 anos, relatou que ao chegar a casa deparou-se com o companheiro em estado agressivo, que tentou asfixiá-la segurando-lhe o pescoço. Os gritos levaram os filhos a acordar, e o filho mais velho, de 21 anos, interveio na situação. O pai, na tentativa de intimidar o filho, agarrou uma faca de cozinha.

O homem foi detido pelas 04h18, e, após o primeiro interrogatório judicial, foi-lhe aplicada uma medida de coação que proíbe qualquer contacto com a vítima.

A PSP destaca a importância da denúncia por parte de vítimas e testemunhas de violência doméstica, com um aumento significativo no número de detenções no ano anterior. Em 2022, a força policial registou 1.281 detenções, correspondente a um aumento de 32% em comparação com 2021.

Denunciar é um acto de cidadania. Se tiver conhecimento de casos de violência, existem diversas formas de comunicar, incluindo a linha de emergência 112, ou através do e-mail "violenciadomestica@psp.pt".

#ViolênciaDoméstica #DenunciarÉResponsabilidade #AjudaEProteção