Cultura

Festival Vilar de Mouros: 60 anos de música com mais de 20 artistas

O icónico Festival Vilar de Mouros, em Caminha, celebra 60 anos com um cartaz recheado, incluindo bandas como Papa Roach e Da Weasel, entre hoje e sábado.

20/08/2025 08:40
Festival Vilar de Mouros: 60 anos de música com mais de 20 artistas

O Festival Vilar de Mouros, situado em Caminha, no distrito de Viana do Castelo, dá início a três dias de música com a presença de mais de 20 artistas e bandas, incluindo nomes de peso como James, Papa Roach, Refused e Da Weasel.

Segundo Paulo Ventura, porta-voz do festival, a organização optou por não revelar o número esperado de festivaleiros para esta edição de 2025. “É melhor aguardar até ao final de cada dia”, comentou, mostrando-se optimista sobre a venda de bilhetes, que está a decorrer de forma satisfatória.

“Este ano, o Vilar de Mouros promete receber um público diverso e entusiasta. Temos um cartaz que irá agradar a muitos, e a nossa expectativa é de uma boa afluência”, acrescentou Ventura.

Entre as melhorias implementadas pela organização esta edição, destacam-se os acessos alargados, uma maior área de estacionamento e campismo, espaços de restauração ampliados e a ampliação das instalações sanitárias.

O festival arranca hoje com performances de The Kooks, James, The Stranglers, Starsailor, Altered Images e Dubaquito. Amanhã, os Sex Pistols (com Frank Carter como vocalista), The Damned, Palaye Royale, The Godfathers e Girlband! subirão ao palco. No último dia, o alinhamento inclui Papa Roach, Refused, Triggerfinger, a banda de tributo a Linkin Park, Hybrid Theory, e Girl Scout, culminando com Da Weasel, I Prevail, The Ting Tings, Stereo MC's e Cavaliers of Fun.

Fundado em 1965 pelo médico António Barge, o Vilar de Mouros é considerado o primeiro festival de música em Portugal, focando inicialmente na divulgação de música popular do Alto Minho e da Galiza. A edição de 1971, que solidificou a sua reputação como ‘Woodstock à portuguesa’, contou com atrações lendárias como Elton John e Manfred Mann.

#FestivalVilarDeMouros #MúsicaAoVivo #Cultura Portuguesa