Cultura

Competição Internacional de 'Speedcubing' em Oliveira de Azeméis Atrai 65 Competidores

Este fim de semana, Azeméis acolhe uma prova de 'speedcubing' com 65 participantes de seis países, desafiando-se a programar cubos mágicos a altas velocidades.

20/08/2025 23:13
Competição Internacional de 'Speedcubing' em Oliveira de Azeméis Atrai 65 Competidores

Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro, vai ser palco, neste sábado e domingo, de uma emocionante competição internacional de 'speedcubing'. Com um total de 65 participantes oriundos de seis diferentes países, os concorrentes vão testar suas habilidades ao resolver variantes do famoso "cubo mágico" em provas de velocidade e manuseio com apenas uma mão.

O evento realiza-se no Pavilhão Municipal António Costeira e é promovido pela Associação Portuguesa de Speedcubing, a qual foi cofundada pelo jovem Pedro Azevedo. Este atleta local fez história em julho ao ser o único representante português no campeonato mundial da modalidade, realizado em Seattle, EUA, onde conseguiu alcançar o Top 100 na categoria de Megaminx e o Top 200 nos desafios de cubos 2x2 e Skewb.

Com o crescimento exponencial do número de competições ligadas ao cubo criado pelo húngaro Erno Rubik, Azevedo antecipa que este terceiro evento que organiza em Oliveira de Azeméis seja verdadeiramente "memorável". A competição contará com provas em 10 categorias oficiais, cujos resultados serão contabilizados para os rankings da Associação Mundial de Cubing (WCA), além de uma categoria não oficial.

As categorias oficiais incluem uma ampla gama de desafios: cubos 2x2, 3x3, 4x4, 5x5, 3x3 com uma mão, Megaminx, Skewb, Pyramix, Clock e Square-1. Adicionalmente, o evento apresentará a prova não oficial '2-Man Mini Guildford', onde equipas de dois tentarão completar as 10 categorias na melhor marca de tempo.

Os concorrentes, com idades entre os 9 e os 56 anos, incluem nomes destacados como Afonso Machado, recordista nacional no 3x3, e Tiago Morais, líder do ranking nacional em múltiplas categorias, bem como o britânico Luan Phillipe, que ocupa o 20.º lugar no Reino Unido na manipulação de cubos 2x2 e 3x3.

"Alguns competem pela primeira vez, enquanto outros já tiveram 77 experiências anteriores, mas é gratificante ver participantes de tantos países a deslocarem-se a Azeméis por este motivo. O nosso objetivo é que todos aproveitem a competição", partilha Pedro Azevedo em declarações à Lusa.

A Azevedo, cofundador da Associação Portuguesa de Speedcubing, acredita que este ano o evento trará uma melhoria substancial em termos de qualidade, especialmente com o apoio de patrocinadores que contribuíram para otimizar a experiência competitiva. Ele espera que o ambiente do evento se reflicta positivamente nos tempos dos concorrentes.

"O meu desejo é que, após a competição, todos saiam satisfeitos, tanto em termos de convivência quanto pelos seus resultados", finaliza Azevedo, que possui um recorde pessoal de 6,53 segundos na resolução de um cubo 3x3.

#speedcubing #cubo mágico #OliveiraDeAzemeis