FC Porto penalizado por homenagens a Jorge Costa e infrações em jogo
O FC Porto foi sancionado em quase seis mil euros após a primeira jornada da I Liga, incluindo multas por cânticos ofensivos e homenagem a Jorge Costa.

Na passada quinta-feira, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) revelou o mapa de sanções referentes à primeira jornada do campeonato português, onde o FC Porto aparece com várias multas significativas.
Segundo o comunicado oficial, por um atraso de três minutos no início do encontro no Estádio do Dragão contra o Vitória SC, o clube terá de pagar uma coima de 1.020 euros. Adicionalmente, devido à utilização de materiais pirotécnicos pelos adeptos, a multa ascende a 1.530 euros.
O organismo também assinalou a falta do FC Porto em garantir a segurança dentro do recinto, uma vez que não conseguiu impedir a entrada de engenhos pirotécnicos, resultando em penalização por conta do uso de tochas e um flashlight.
De acordo com o relatório de castigos, a atmosfera no estádio foi marcada por cânticos ofensivos contra o Vitória SC, levando a uma multa de 816 euros. Entre os cânticos entoados pelos adeptos, destacavam-se expressões depreciativas e explícitas dirigidas ao emblema vimaranense.
A sanção mais elevada, de 2.550 euros, refere-se à utilização do sistema de som do estádio, onde o speaker da equipa, Henrique Mano, entoou um cântico em homenagem a Jorge Costa, falecido aos 53 anos. A canção “Jorge Costa allez” foi reproduzida no minuto 92 da partida.
A estreia do FC Porto na temporada 2025/26 foi marcada por uma vitória convincente por 3-0 sobre o Vitória, com o avançado Samu a brilhar ao marcar dois golos. Contudo, o jovem jogador está agora sob investigação disciplinar. Este processo foi aberto em resposta a um gesto de homenagem durante a sua celebração, onde exibiu uma camisola com a mensagem "Descansa em paz Jorge Costa". Embora a intenção tenha sido respeitosa, tal ato é proibido pelos regulamentos da competição.