Empresas portuguesas que queiram exportar alimentos de origem animal para o Cazaquistão devem contactar a DGAV até 16 de maio para iniciar o processo.
As empresas de Portugal que desejem exportar produtos alimentares de origem animal para o Cazaquistão devem agir rapidamente. Segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), é imperativo que os interessados se registrem até ao dia 16 de maio. Apenas as empresas inscritas no registo unificado da União Económica Euro-asiática (UEE) têm permissão para comercializar esses produtos no referido país.
A DGAV convida todos os estabelecimentos que pretendem submeter candidaturas a fornecer informações detalhadas sobre os produtos que desejam exportar. Este contacto deve ser feito através das diferentes direções regionais da DGAV.
A DGAV teve conhecimento desta oportunidade de exportação e deve expressar o seu interesse em realizar inspeções preliminares às empresas junto do Comité de Controlo Veterinário e Supervisão do Ministério da Agricultura do Cazaquistão. Estas inspeções preliminares estão agendadas para ocorrer entre 2026 e 2028.
É importante salientar que a DGAV é um serviço central da administração pública com autonomia administrativa, vital para facilitar este processo de exportação.