Mundo

Exército de Israel reporta a eliminação de seis líderes navais do Hamas

As Forças de Defesa de Israel confirmaram a morte de seis comandantes navais do Hamas, envolvidos em ataques que precipitaram o conflito atual na Faixa de Gaza.

há 5 horas
Exército de Israel reporta a eliminação de seis líderes navais do Hamas

O Exército de Israel anunciou hoje a eliminação de seis altos responsáveis das forças navais do Hamas, resultado de várias operações militares que contaram com o apoio dos serviços de informação, em múltiplas localidades da Faixa de Gaza.

De acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF), os falecidos estiveram diretamente envolvidos em ataques navais direcionados às tropas israelitas e foram implicados no planeamento dos assaltos que ocorreram a 7 de outubro de 2023, os quais deram início ao atual conflito na região. Um comunicado detalha os nomes dos comandantes: Ramzi Salah, que operava no norte da Faixa de Gaza; Jamal al-Baba, que atuava no centro do enclave; Ratab Abu Sahiban, responsável pelas operações na Cidade de Gaza; Omar Abu Jalala, ativo em Khan Yunis; Mohamed Qashta, que liderava em Rafah; e Ahmed Ali, sucessor de Sahiban.

A morte de Salah foi divulgada no passado domingo, sendo descrito como "uma importante fonte de conhecimento dentro do Hamas" e envolvido na concepção e execução dos ataques de 7 de outubro.

Hoje, o Exército também notificou a morte do comandante da Jihad Islâmica Palestiniana em Shejaiya, que foi abatido juntamente com outro militante do grupo, numa operação ocorrida a 7 de junho. O comunicado do Exército destacou a figura de Fadl Abu al-Ata, que era o líder desta organização naquela área estratégica da Cidade de Gaza e já tinha atuado como vice-comandante.

O comunicado sublinhou que "Abu al-Ata foi um dos principais coordenadores entre as organizações terroristas na região de Shejaiya e comandou variados ataques contra as forças israelitas. Ele esteve também envolvido no ataque do dia 7 de outubro". Outro membro da Jihad Islâmica, identificado como Hamed Kamel Abd al-Aziz Iyad, igualmente perdeu a vida no ataque de junho, sendo responsável pela engenharia e explosivos dessa organização.

O conflito teve início a 7 de outubro de 2023, após um ataque do Hamas que resultou em cerca de 1.200 mortos, a maioria civis, e mais de 200 reféns. Em resposta, Israel desencadeou uma ampla operação militar na Faixa de Gaza, que, segundo as autoridades controladas pelo Hamas, já causou mais de 57 mil mortes, arrasou quase toda a infraestrutura do território e deslocou centenas de milhares de cidadãos.

#ConflitoGaza #Hamas #Israel