Aeroporto em alerta: Investigação revela corte de combustível no acidente da Air India
Um relatório preliminar aponta que o corte de combustível no avião da Air India ocorreu logo após a descolagem, contribuindo para a tragédia que fez 270 vítimas.

O trágico acidente do avião da Air India, que se despenhou em junho passado, resultando na morte de 270 pessoas (das quais dez não estavam a bordo), viu agora revelações surpreendentes na investigação em curso. De acordo com um relatório preliminar consultado pela Reuters, o corte de combustível nos motores da aeronave teria ocorrido apenas três segundos após a descolagem de Ahmedabad.
Informações obtidas indicam que, logo após a perda de potência, um dos pilotos questionou o seu colega sobre o porquê do corte no combustível, tendo o outro piloto negado qualquer ação nesse sentido. O relatório não identifica qual dos pilotos fez a pergunta, tampouco aquele que emitiu o alerta de emergência 'Mayday'.
A investigação ainda não esclareceu como é que o interruptor de controle de combustível foi para a posição de corte durante o voo com destino a Londres. O especialista em aviação, John Cox, salientou à Reuters que um corte deste tipo não pode ocorrer acidentalmente, uma vez que é necessário um toque deliberado para tal ação. Normalmente, esta manobra é usada em situações emergentes, como incêndios nos motores, mas não há indícios de uma emergência que tivesse desencadeado tal procedimento.
A Air India, junto com a Boeing e a GE Aviation, ainda não se pronunciaram sobre as informações divulgadas.