Mundo

Erupção do vulcão Lewotobi Laki-Laki lança cinzas a mais de 18 km de altura

O vulcão Lewotobi Laki-Laki, nas Flores, Indonésia, entrou em erupção, expelindo uma impressionante coluna de cinzas. Até agora, não há relatos de danos.

há 15 horas
Erupção do vulcão Lewotobi Laki-Laki lança cinzas a mais de 18 km de altura

O Monte Lewotobi Laki-Laki, um imponente vulcão de 1.584 metros situado na ilha das Flores, na Indonésia, experienciou uma erupção significativa hoje, às 11:05 horas locais (04:05 em Lisboa). A erupção resultou na expulsão de uma coluna de cinzas que atingiu a impressionante altura de cerca de 18 mil metros acima do cume, conforme noticiado pela agência de vulcanologia indonésia.

Felizmente, não há informações até ao momento sobre danos materiais ou feridos em consequência deste fenómeno. Além disso, os voos nas imediações não foram cancelados até agora, embora tenha havido precedentes alarmantes, como em junho, quando dezenas de voos para Bali foram suspensos em decorrência de uma erupção anterior do mesmo vulcão. Naquela ocasião, cinzas vulcânicas afetaram gravemente a região, causando a evacuação de pelo menos uma aldeia.

O Lewotobi Laki-Laki, que se localiza a cerca de 800 quilómetros a leste de Bali, é um dos dois picos que compõem este vulcão. O seu nome significa "homem" em indonésio e está acompanhado pelo vulcão Perempuan, que significa "mulher", o qual é mais alto, com 1.703 metros, mas menos ativo.

Vale lembrar que em novembro passado, este vulcão registou múltiplas erupções que resultaram na morte de nove pessoas e na evacuação de milhares, além do cancelamento de voos internacionais para Bali. A Indonésia, situada no famoso "Anel de Fogo" do Pacífico, é frequentemente afetada por intensa atividade sísmica e vulcânica, sendo este mais um lembrete da sua geografia complexa e dinâmica.

#ErupçãoVulcânica #Indonésia #NatGeografia