Rui Fonseca e Castro defende a concentração no Martim Moniz para celebrar a portugalidade, mesmo com a ressalva da PSP, deixando claro que o evento insere-se na campanha eleitoral.
O presidente do Ergue-te, Rui Fonseca e Castro, anunciou hoje que haverá uma concentração no Martim Moniz, em Lisboa, a partir das 15 horas, para celebrar a portugalidade e promover a união entre os portugueses.
Em vídeo divulgado nos canais públicos da forma partidária, o ex-juiz sublinhou tratar-se de uma “festa da família portuguesa” inserida na campanha para as eleições de 18 de maio, afirmando que, por ser organizada por um partido político, o evento não pode ser proibido.
Rui Fonseca e Castro explicou ainda que o partido pediu esclarecimentos junto da Comissão Nacional de Eleições, que autorizou a realização do evento conforme está delineado, ficando da responsabilidade da Polícia assegurar a segurança. Contudo, a PSP manifestou parecer negativo, referindo que a sobreposição de manifestações com ideias opostas na mesma área pode comprometer a ordem pública.
De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, representada pela autarquia de Carlos Moedas, serão seguidas as recomendações da PSP para assegurar as condições adequadas de segurança, tendo em conta os riscos de aglomerações que possam perturbar a tranquilidade pública.