Mundo

Erdogan critica Netanyahu por escalada de violência no Médio Oriente

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, denunciou o primeiro-ministro israelita por causar caos na região com as suas ações agressivas em Gaza e nos países vizinhos.

há 4 horas
Erdogan critica Netanyahu por escalada de violência no Médio Oriente

Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, não poupou críticas ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, acusando-o de transformar o Médio Oriente num verdadeiro "banho de sangue". As declarações foram feitas durante a sua participação na 17ª Cimeira da Organização de Cooperação Económica (OCE), em Khankendi, Azerbaijão.

Erdogan enfatizou a importância de não ignorar a causa palestiniana, sublinhando que o silêncio diante das ações do governo israelita é inaceitável. "Não podemos permanecer calados enquanto Netanyahu e o seu governo perpetuam a violência na nossa região", afirmou o líder turco.

O presidente turco criticou as políticas agressivas de Israel, que considera uma ameaça à paz e à estabilidade no Médio Oriente. Segundo Erdogan, a meta dos ataques israelitas é uma "política de subjugação" que busca forçar o povo palestiniano a capitular.

O contexto dos conflitos é difícil; desde o início da guerra na Faixa de Gaza após os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023, mais de 1.200 israelitas perderam a vida e cerca de 250 foram sequestrados. As operações em Gaza resultaram na morte de mais de 57 mil pessoas, exacerbando ainda mais a situação humanitária nesta área.

Além de Gaza, Israel tem prolongado os seus ataques ao sul do Líbano, onde atua o Hezbollah, e também está a realizar bombardeamentos na Síria, com ações mais recentes focadas em instalações nucleares no Irão.

#PazNoMedioOriente #SolidariedadePalestiniana #VozesContraOViolência