Ensemble Bonne Corde apresenta gravação inédita de obra de António Pádua Puzzi
O Ensemble Bonne Corde lançou um disco inédito com uma obra de António de Pádua Puzzi, que será apresentado em setembro em Lisboa, marcando um importante momento na música clássica portuguesa.

O Ensemble Bonne Corde, sob a direção da violoncelista Diana Vinagre, debutou na gravação de uma obra do compositor português António de Pádua Puzzi, com o disco a ser lançado em setembro em Lisboa.
Diana Vinagre, em declarações à Lusa, referiu-se a esta gravação como a "estreia moderna" da peça, destacando a importância histórica do legado de Puzzi, que viveu entre 1762 e 1807.
Fundado em 2009, o Ensemble Bonne Corde tem uma formação flexível. Neste disco, Vinagre utilizou um violoncelo histórico de 1788, gentilmente emprestado pelo Conservatório Nacional, construído por Joaquim José Galrão, e contou com a colaboração de outros talentosos músicos, incluindo a violoncelista Rebecca Rosen e os fagotistas Thomas Wesolowski e Kamila Marcinkowska-Prasad, entre muitos outros.
A gravação representa a primeira vez que uma obra completa de Pádua Puzzi é registada, dado que, anteriormente, apenas excertos tinham sido apresentados em concerto. O álbum, intitulado Messa a quatro voci, con Violoncelli, Fagotti, Basso, ed Organo (1793), surge após uma pesquisa realizada por Vinagre para a sua tese de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, enfocando o papel do violoncelo na música sacra do período clássico.
Diana Vinagre sublinhou que a sua investigação revela a escassez do repertório solo para violoncelo e a singularidade do repertório sacro português, que se distingue de outras tradições musicais europeias. Esta exclusividade está relacionada com a tradição da corte portuguesa, que até ao século XIX exigia que a música sacra fosse composta para vozes e baixo contínuo.
Vinagre comentou sobre a manutenção dessa prática em Lisboa até tarde, mesmo quando as normas clássicas começaram a prevalecer. Os compositores da Patriarcal desenvolveram, então, uma solução inovadora, utilizando vioceis e fagotes para enriquecer a textura musical da época.
Além disso, Diana Vinagre indicou que a instrumentação utilizada na obra foi possivelmente inspirada pela música napolitana, recorrendo aos instrumentos graves em momentos significativos do calendário litúrgico.
O Ensemble Bonne Corde tem planos de gravar, no próximo outono, um arranjo anónimo do Requiem de Mozart, descoberto na Sé de Évora. A apresentação do álbum está marcada para 26 de setembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e contará com uma conferência do musicólogo Rui Vieira Nery.
Este novo disco sucede a outras gravações do ensemble, incluindo o premiado Lamentationes Hebdomade Sanctae de Joseph-Hector Fiocco e Concerti Grossi de António Pereira da Costa, todos sob a direção de Diana Vinagre.