Cultura

Ensemble Bonne Corde apresenta gravação inédita de obra de António Pádua Puzzi

O Ensemble Bonne Corde lançou um disco inédito com uma obra de António de Pádua Puzzi, que será apresentado em setembro em Lisboa, marcando um importante momento na música clássica portuguesa.

13/08/2025 16:55
Ensemble Bonne Corde apresenta gravação inédita de obra de António Pádua Puzzi

O Ensemble Bonne Corde, sob a direção da violoncelista Diana Vinagre, debutou na gravação de uma obra do compositor português António de Pádua Puzzi, com o disco a ser lançado em setembro em Lisboa.

Diana Vinagre, em declarações à Lusa, referiu-se a esta gravação como a "estreia moderna" da peça, destacando a importância histórica do legado de Puzzi, que viveu entre 1762 e 1807.

Fundado em 2009, o Ensemble Bonne Corde tem uma formação flexível. Neste disco, Vinagre utilizou um violoncelo histórico de 1788, gentilmente emprestado pelo Conservatório Nacional, construído por Joaquim José Galrão, e contou com a colaboração de outros talentosos músicos, incluindo a violoncelista Rebecca Rosen e os fagotistas Thomas Wesolowski e Kamila Marcinkowska-Prasad, entre muitos outros.

A gravação representa a primeira vez que uma obra completa de Pádua Puzzi é registada, dado que, anteriormente, apenas excertos tinham sido apresentados em concerto. O álbum, intitulado Messa a quatro voci, con Violoncelli, Fagotti, Basso, ed Organo (1793), surge após uma pesquisa realizada por Vinagre para a sua tese de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, enfocando o papel do violoncelo na música sacra do período clássico.

Diana Vinagre sublinhou que a sua investigação revela a escassez do repertório solo para violoncelo e a singularidade do repertório sacro português, que se distingue de outras tradições musicais europeias. Esta exclusividade está relacionada com a tradição da corte portuguesa, que até ao século XIX exigia que a música sacra fosse composta para vozes e baixo contínuo.

Vinagre comentou sobre a manutenção dessa prática em Lisboa até tarde, mesmo quando as normas clássicas começaram a prevalecer. Os compositores da Patriarcal desenvolveram, então, uma solução inovadora, utilizando vioceis e fagotes para enriquecer a textura musical da época.

Além disso, Diana Vinagre indicou que a instrumentação utilizada na obra foi possivelmente inspirada pela música napolitana, recorrendo aos instrumentos graves em momentos significativos do calendário litúrgico.

O Ensemble Bonne Corde tem planos de gravar, no próximo outono, um arranjo anónimo do Requiem de Mozart, descoberto na Sé de Évora. A apresentação do álbum está marcada para 26 de setembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e contará com uma conferência do musicólogo Rui Vieira Nery.

Este novo disco sucede a outras gravações do ensemble, incluindo o premiado Lamentationes Hebdomade Sanctae de Joseph-Hector Fiocco e Concerti Grossi de António Pereira da Costa, todos sob a direção de Diana Vinagre.

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