Encerramentos de Urgências no SNS: O Que Saber Hoje
Hoje, sete serviços de urgência de ginecologia, obstetrícia e pediatria estarão encerrados em vários hospitais em Portugal continental. Conheça a lista.

Hoje, sete unidades de urgência de ginecologia e obstetrícia, bem como de pediatria, estarão sem funcionamento em diferentes hospitais de Portugal continental, conforme revelado pelas escalas disponibilizadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com a informação recolhida pela agência Lusa, actualizada às 08:15, as urgências de ginecologia e obstetrícia que estarão encerradas são as dos hospitais do Barreiro (Setúbal), Vila Franca de Xira (Lisboa), Abrantes (Santarém), Distrital de Santarém, Santo André (Leiria) e Infante Dom Pedro (Aveiro).
Adicionalmente, a urgência pediátrica do hospital de Vila Franca de Xira também não estará em funcionamento.
No passado sábado, cinco serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia estiveram fechados, abrangendo os hospitais de Aveiro, Vila Franca de Xira, Setúbal, Leiria e Caldas da Rainha. Também a urgência pediátrica de Vila Franca de Xira havia encerrado.
A urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital São Bernardo, em Setúbal, estará fora de serviço das 09:00 até à meia-noite, assim como os serviços da Amadora-Sintra e do Hospital de Braga, que operarão das 00:00 às 24:00.
Foram ainda registados encerramentos na urgência pediátrica dos hospitais Amadora-Sintra (das 00:00 às 08:00 e das 20:00 à meia-noite) e Beatriz Ângelo (Loures), que estará fechada durante todo o dia.
Os serviços mencionados são direcionados a pacientes que tenham sido encaminhados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24.
As autoridades de saúde pedem à população que, antes de se dirigir a uma urgência, contactem a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientações adequadas e evitar deslocações desnecessárias.