Vários comércios na zona do Marquês de Pombal terão de fechar mais cedo na véspera do clássico entre Benfica e Sporting, devido a preocupações com a segurança.
Perto de 60 estabelecimentos, incluindo restaurantes, cafés e supermercados, na área do Marquês de Pombal e Parque Eduardo VII, estarão obrigados a encerrar às 17h00 no próximo sábado. Esta decisão surge na sequência de um despacho da Câmara Municipal de Lisboa, motivado por eventuais celebrações ligadas ao campeonato de futebol.
O documento, datado de quarta-feira e enviado à agência Lusa, indica que “o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública solicitou a restrição do horário de funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais” em várias ruas da capital.
Os vereadores responsáveis – Rui Cordeiro, do Desporto, Segurança e Polícia Municipal, e Diogo Moura, do Espaço Público – reforçam que “por questões de segurança, o horário de funcionamento é restrito a partir das 17h00 do dia 10 de maio de 2025 para os seguintes estabelecimentos” abrangidos no perímetro de segurança.
A lista abrange 57 comércios localizados em locais icónicos da cidade, incluindo a Praça Marquês de Pombal, o Parque Eduardo VII e várias avenidas e ruas importantes.
De acordo com fontes da autarquia, Lisboa está em contacto com as associações do setor e comerciantes para esclarecer a necessidade desta decisão da PSP.
O título de campeão pode ser decidido já no sábado, durante o dérbi lisboeta entre Benfica e Sporting, que começa às 18h00 no Estádio da Luz. Históricamente, a celebração destas conquistas resulta numa concentração significativa de adeptos nas imediações do Marquês de Pombal.